• Desfile de Reis - Fenais da Ajuda
  • Semana Cultural 2008 - Peça de Teatro
  • Cantar às Estrelas - 2009
  • Desfile de Reis - Ribeira Funda
  • Semana Cultural 2008 - Rave
  • Jardim da Ribeira Funda
  • IV Mostra de Doces de Chá
  • Semana Cultural 2009 - Dia 5 de Agosto
  • Semana Cultural 2009 - Dia 6 de Agosto - Oceanus
  • Semana Cultural 2009 - Dia 7 de Agosto - Caribean
  • Semana Cultural 2009 - Dia 8 de Agosto - Rave
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Prova Moto4 e Kartcross
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Diversão Crianças
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Sardinhada
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Concurso de Karaoke
  • Festa de N.ª Sra. da Ajuda - Dia 17 de Agosto - Dia do Porto

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cortejo dos Reis - 2010

Mais uma vez cumpriu-se a tradição. Realizou-se hoje o Cortejo dos Reis, organizado pela Comissão Fabriqueira dos Santos Reis Magos, este desfile tem como principal objectivo angariar fundos para a respectiva Igreja.

24 comentários:

esmeralda disse...

Boa tarde!
Pois é tanta peixarada que aqui foi dita que as pessoas ficaram saturadas. Quer com assuntos relacionados quer não...Já ninguém comenta o blog, não ligam porque será? O que é uma pena, mas é assim. Inclusivé havia aqui pessoas que comentavam diariamente, davam vida a este blog.
A onde andam? O que lhes aconteceu?
Muitos de vós sabem a resposta.
CENSURA NAO:::::::

Cristina disse...

Bom, da minha parte so quero agradecer mais uma vez as fotos.
Gostei de ver que apesar do frio, muitas pessoas foram as ruas celebrar este dia de Reis Magos.
Um Bom ano de 2010 a todos.
Um abraco,
Cristina Medeiros-Raposo

Anónimo disse...

Bom dia, para mais obrigado pelas fotos
E bom saber que os Reis Magos ja nao sao apenas uma pintura no altar da igreja mas sim parte do povo a que esta vai e que melhor maneira de o fazer com uma festa.
Vivi ai 21 anos e so me lembro de um cortejo pelos Reis e penso que tinha 9 ou 10 anos numca nimguen se emportou muito em celebrar nada nem levar a freguesia pra frente poi dou os meus parabens a quem nestes ultimos anos o tem feito.
Quanto aos comentarios nao se perde nada porque estas pessoas conhecem-se pois devem expressar as suas opinioes pessoalmente nao aqui, deixem o blog para quem quer o visitar e deixar o seu comentario honesto sem politica nem difamacoes, obrigado C.D. USA

Carlos Desa disse...

Obrigado pelas fotos

Anónimo disse...

amigos esplicam me que raio de desfile de reis magos e esse pois mais me paraçe um desfile de carnaval sem ofensa

Bernaldo disse...

Amigo desconhecido, antes de mais, convém conhecer um pouco a história para poder tentar compreender algumas manifestações culturais que actualmente têm lugar em todo o mundo. Não que tenha eu tenha alguma formação em história, mas tenho alguma opinião no que toca à matéria.

Sendo durante a idade média a igreja uma das entidades sociais que mais controlava as manifestações culturais (as outras entidades eram a nobreza e o rei)as festas pagãs deixaram de ser permitidas (festas relacionadas com os solstícios por exemplo).
O povo, que católico fervoroso que era (ai daquele que não o fosse), tendo imbuído inconscientemente esta forma de manisfestação cultural, tentou manter os costumes sempre que a igreja o permitisse, mas de uma forma profana (sem relação com o o Transcendente da religião). Não é à toa que sempre que uma procissão vai à rua leva ou um guião ou um cruz à frente, para poder diferenciar a origem cristã da profana.
Como não há história de nenhuma manifestação religiosa (além do calendário litúrgico) na paróquia dos santos Reis Magos dos Fenais da Ajuda (que eu saiba), esta foi uma forma que a comissão fabriqueira arranjou para assinalar, junto de toda a população (cristã praticante ou não) as festas em honra dos padroeiros da freguesia (se bem com uma intenção económica subjacente).
Assim, o povo que é povo, soube dar contexto ao pedido e tem conseguido marcar esta festa no calendário. De de uma forma que mistura o profano e o religisoso, a população dos Fenais da AJuda tem-nos brindado nestes últimos anos, com originalidade, alguma sátira, e de certo modo antecipando a maior festa pagã da actualidade (o carnaval) com um desfile onde se reflecte a generosidade para com a igreja. Recordo que antes do mercado ser de troca indirecta, eram os bens que eram trocados por outros bens, daí serem objecto da oferta que o povo fazia julgo que ao pároco a quem tinham de sustentar com géneros.
É isso que tenho visto ao longo destes anos, e recordo até se todos se lembram da forma efusiva com que todos participaram nos primeiros cortejos, com ofertas de elevado valor quer em géneros quer em moeda (haviam até estendais de roupa dentro das viaturas com as motas penduradas).

Por isso, caro desconhecido, neste caso, e sabendo como estão os níveis de fé não só da paróquia mas em todo o país, é de louvar e reconhecer o esforço de todos aqueles que, de certo modo mais que outros, esforçam-se por honrar os nossos antepassados e manter viva uma tradição (acho que já houveram desfiles semelhantes durante alguns anos atrás como refere o anónimo das 16:23, mas que caíram em desuso).

Um obrigado a todos os Veracruzenses que participaram (tenho pena é de não ter havido ainda uma maior participação da população em termos quantitativos, e não apenas uma representação de cada uma das ruas da freguesia)

Bem haja Veracruzenses...








Podem consultar:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=608462
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=1719
http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/archive/2009/02/23/A-HIST_D300_RIA-DO-CARNAVAL.aspx

Anónimo disse...

este blog anda uma seca ja ninguem
comenta nada bom fim de semana a todos os veracruzenses e a todos os vizitantes do blog.

PPC disse...

Olá, caros fenajenses da ajuda.
tive novamente oportunidade de os vizitar na vossa festa de Reis Magos,como já tinha assistido a anos anteriores gostei do que vi embora que em anos anteriores já foi melhor, no entanto acho que tanto os movimentos politicos e relegiosos da freguesia deveriam se reunir com a devida antecipação com o intuito de incentivar a população da freguesia pricipalmente a mais jovem a participar neste tipo de invento cultural. acho que também o vosso cortejo está a ficar de ano para ano um pouco repetitivo, cada rua ou movimento da freguesia deveria trabalhar em temas mais inovadores, mas sem nunca esquecer as suas raizes e tradições.

A todos um forte abraço.

Anónimo disse...

boa tarde este blog ta esqueçido que se passa tanto se comentou tão badalado foi para que para nada digo eu e ate este qualquer dia acaba por ser esqwecido o que é uma pena o que se passou para as pessoas ficarem tao desmotivadas e ja não comentarem nada asim a nossa terra acaba no esquecido.obrigado e digam qualquer coisa

Anónimo disse...

Bom dia!
Pois é anónimo, atitudes como as que foram aqui tomadas têm consequências, e as pessoas não têm paciência para se aborrecer.
Nada como o passar do tempo, pode ser que as pessoas voltem a comentar, e algumas pessoas percebam que não podem usar este blog para fins próprios que foi o que aqui aconteceu.
E fico por aqui...
Cumprimentos

Anónimo disse...

as atitudes que foram tomadas aqui neste blog foram grandes atitudes.
atitudedes de gente que nao esta cega.

Anónimo disse...

Bom dia!
Não só estão cegos como constroem e destroem...e este blog é o exemplo vivo disso.
Nem meia dúzia de gatos pingados andam por aqui...!
Tanto se falou da casa do povo, e ainda não vimos por aqui nada esclarecido. Se era um assunto da freguesia que tantas vezes foi para aqui chamado agora nem nos esclarem sobre como estão as coisas.
Sabem uma coisas meus senhores no meu ver muitas pessoas conhecidas aqui deste blog andaram a defender causas erradas. Essas pessoas sim devem repensar se valeu a pena...acho que não. Mal por mal "Marquês de Pombal", e viva a Presidente da Casa do Povo dos Fenais da Ajuda. Grande mulher, soube bem aguentar-se, MEUS parabém vão mesmo para ela.

XLX

Anónimo disse...

caro xxl

É de louvar ao céu...
Brevemente verás noticias da casa do povo,desde 15 de Dezembro 24 jogadores esperam uma assinatura da senhora e nada...são os únicos desportos aqui na freguesia e aquela senhora quer destruir,mas já já ade-se ouvir falar.
cumprimentos

Anónimo disse...

perdão
o último comentário é para o anonimato xlx,i não xxl.mais uma vez perdão pelo lapso

PPC disse...

Caro Anonimo das 18:20
No meu entender e atenção que nao sou habitante da vossa terra acho que atitudes como estas sao sim de baixo nivel,visto que o blog nao foi criado com o intuito partidário, no entanto além disso, reclamr ou protestar no anonimato é de uma cobradia enorme.
Portanto caros amigos aproveitem o blog par divulgar o bom da vossa terra, porque roupa suja lava-se em casa e nao num site publico como este.

A todos os fenajenses da ajuda
um foorte abraço
PPC

Anónimo disse...

Fico pasmo com comentário do XLX!
Por favor amigo, desde quando é que o povo estaria do lado desta bendita senhora que faz de uma instituição o quer !
Até fico pena de si! Quando a cegueira dá, dá é pelos olhos…
Cmps

Unknown disse...

Caros bloggers,
Peço que não comecem com picardias e ataques pessoais.
Vamos manter o respeito por todos.
Quanto à Casa do Povo, acho-me no dever de esclarecer o seguinte:
Como em Dezembro não se realizou a reunião do Plano e Orçamento para 2010 (se se realizou, não foi publicado qualquer edital na sede da Casa do Povo ou noutro sítio qualquer, pois isso eu pessoalmente verifiquei), o passo seguinte seria arranjar a assinatura de 25 sócios para convocar uma reunião Extraordinária da Assembleia.
Como ninguém sabe quem são os sócios da Casa do Povo não sei como arranjar 25 assinaturas(acho que nem 25 sócios com as quotas em dia deve haver).
Outro entrave: Ainda não existem as novas fichas de inscrição para sócios. Mesmo que se queira fazer os tais 25 sócios, as inscrições estão fechadas por tempo indeterminado.
Solução: Esperar para Março para a reunião de aprovação de contas do ano de 2009. Se esta não se realizar serão tomadas as devidas medidas, sempre dentro do que está escrito nos estatutos.

Cumprimentos

JC

Anónimo disse...

Gostei do comentário do PPC.
Quanto aos jogadores se não têm testado médico como querem as assinaturas, como se sabe na freguesia já houve casos de jogadores ficaram mal no campo. Quem assume responsabilidade?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Quem paga os atestados??

Anónimo disse...

Quando começar a campanha eleitoral, vai aparecer os socios da Casa de Povoooo, os com e os sem quotas pagas.
Cpts
James D.

Anónimo disse...

Boa noite pessoal eu axo que este blog ja deu o que tinha a dar pois muito se escreve e pouco se faz :
na minha opinião deviam de se sentar tanto a junta coma a casa do povo para lutarem pelo o mesmo quer dizer pelo bem estar da freguesia em vez de mandarem farpas uns aos outros .Axo que havia mais
harmonia entre voçes e afinal é uma terra tao pequenina .Asim me despeço e espero que pensem porque nos presisamos é de atitudes e trabalho feito e não de gerras não axam? bjos

Unknown disse...

Caro anónimo do dia 29/01 - 19:39
Concordo plenamente contigo, ninguém tem mais vontade para que a Casa do Povo e a Junta de Freguesia trabalhem em conjunto para o bem da nossa freguesia do que eu.
Mas o que se constata é que sempre que é pedida a colaboração da Casa do Povo para algum evento, a resposta é sempre negativa.
Eu como sócio, tenho o direito em expressar a minha opinião. Não estou a fazer guerra contra ninguém, quem não está a cumprir os seus deveres é a Casa do Povo. Eu tenho as quotas em dia, só exijo que se cumpram os Estatutos. Exigência esta que até à presente data não foi tida em consideração pelos Corpos Gerentes daquela Instituição.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Tanto comentário senhora esmeralda pois eu até a conheço bem e sei que o tempo que perde neste blog precisa dele para outros assuntos relacionados com a sua vidinha .. estou certo ou errado ? beijos Aproveite bem o tempo para aquilo de que necessita realmente . Afinal a sua família nos fenais da ajuda está a acabar , e ainda bem !!

Anónimo disse...

oi anonimo das 20.26, este teu comentário,aho de um grande falta de nivel, pensa e mede as tuas palavras, aprende como se fala com as pessoas e respeita o proximo, esta da familia estar acabar, é de pessoas como tu de muita má formação, fales de quem falares, uma falta de sencibilidade extrema.
cps



Online agora

Número de visitas