Obrigado à Comissão das Festas pelo Convite. Apenas um pequeno reparo: Julgo que no Sábado (véspera da Festa) não deveria constar no Programa "Fogo de Artifício", mas apenas: O FOGO! Penso que desta forma se salvaguardaria o Dia do Fogo dos Fenais. Bem-hajam, e bom trabalho para a Comissão.
"Na era de mil e quinhentos e sessenta e nove anos, um Manuel de Almeida, homem honrado, dos principais fregueses da freguesia dos Reis Magos, dos Fenais da Maia, nas terras da Ponta, junto de uma ermida de Nossa Senhora da Ajuda, na sua seara, achou um pé de trigo, que tinha cento e sete espigas, quatro delas de quatro ordens, e as outras de seis e de sete, de oito, de dez e doze; as raízes deste pé de trigo eram tão grossas como a barriga da perna de um homem, quase de grossura de dois punhos, e a rama em cima fazia soma de uma gavela. O qual pé de trigo dependurou o dito Manuel de Almeida na dita igreja da mesma freguesia, onde esteve muito tempo dependurado e o iam ver por façanha e coisa nova, até que espiga e espiga o levaram os que o viam."
Com trigo deste pagavam-se as festas rapidamente. Abraço
O Andor de Nossa Senhora da Ajuda é lindooooooooooo. Gostaria de ver no vosso blogue algumas fotos da procissão de Nossa Senhora da Ajuda. Que Deus vos abençoe e que Nossa Senhora vos proteja e conceda a sua benção maternal.
4 comentários:
Obrigado à Comissão das Festas pelo Convite.
Apenas um pequeno reparo:
Julgo que no Sábado (véspera da Festa) não deveria constar no Programa "Fogo de Artifício", mas apenas: O FOGO!
Penso que desta forma se salvaguardaria o Dia do Fogo dos Fenais.
Bem-hajam, e bom trabalho para a Comissão.
Para a Comissão Fabriqueira
"Na era de mil e quinhentos e sessenta e nove anos, um Manuel de Almeida, homem honrado, dos principais fregueses da freguesia dos Reis Magos, dos Fenais da Maia, nas terras da Ponta, junto de uma ermida de Nossa Senhora da Ajuda, na sua seara, achou um pé
de trigo, que tinha cento e sete espigas, quatro delas de quatro ordens, e as outras de seis e
de sete, de oito, de dez e doze; as raízes deste pé de trigo eram tão grossas como a barriga da
perna de um homem, quase de grossura de dois punhos, e a rama em cima fazia soma de uma
gavela. O qual pé de trigo dependurou o dito Manuel de Almeida na dita igreja da mesma
freguesia, onde esteve muito tempo dependurado e o iam ver por façanha e coisa nova, até
que espiga e espiga o levaram os que o viam."
Com trigo deste pagavam-se as festas rapidamente.
Abraço
Devo registar que ontem (Dia do Fogo), recebi telefonemas do Canadá a lembrar isso mesmo.
A saudade é sempre assim.
Nunca se esquece.
O Andor de Nossa Senhora da Ajuda é lindooooooooooo. Gostaria de ver no vosso blogue algumas fotos da procissão de Nossa Senhora da Ajuda. Que Deus vos abençoe e que Nossa Senhora vos proteja e conceda a sua benção maternal.
Enviar um comentário