A Festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda começou propriamente no dia 13 de Agosto, com a actuação da Banda dos Fenais da Ajuda, que se reuniu propositadamente para esta festa.
No dia 14 deu-se a mudança da imagem e o concerto da Banda Filarmónica Nossa Senhora da Piedade da Ponta Garça.
Enquanto uns passeavam no adro a juventude e não só, estava no retiro a dançar.
Enquanto uns passeavam no adro a juventude e não só, estava no retiro a dançar.
No dia 15 o ponto alto foi a procissão, que juntou muita gente na freguesia.
Amanhã então será o Dia do Porto, que é para acabar a festa em grande e com a actuação do artista "Saúl".
12 comentários:
Jose carlos,
Gostei de ver a procissão da senhora da Ajuda. Obrigado.
Já enviei o endereço deste Blog para a Bermuda e Canadá para que os meus familiares, que me telefonaram a perguntar pelo dia do Fogo, possam ver o vídeo.
Pareceu-me que, desta vez, os homens que acompanharam a procissão iam bem vestidos.
Bom fim de festa.
adorei as fotos:recordo-me dos velhos tempos ogrigado JC.
Bela reportagem fotográfica.Só hoje pude tentar descrevê-la.
A quinze de Agosto, nos Fenais da Vera Cruz, saía toda engalanada no seu dossel, a Senhora da Ajuda. Com seus aros brancos de fino branco, num fundo rosa, lá transportava a Senhora, O Menino, que brincando com o Mundo na mão queria percorrer toda a Freguesia.
Parou à saída de “casa” para ouvir o seu hino e, depois de toda a gente organizada, lá se decidiu ir ver as pessoas doentes, os lindos tapetes de flores, as novas obras na Freguesia e segundo nos confidenciou, de tudo gostou.
Referiu-se à folia no enfeitar da rua em frente à casa do Dr. José Maria e do senhor Eduardo Camboia, e da saudosa Etelvina.
Gostou de passar pela casa do senhor António Maria, embora o não tivesse visto. A Senhora não sabia que ele vinha atrás dela acompanhando-a na procissão. Também não viu o senhor David Camboia pela mesma razão, mas apreciou o caminho enfeitado pelos seus irmãos na casa de seus pais. Ao passar na adega deste senhor, a Senhora até lhe apeteceu uma aguinha, mas foi-lhe dito que ali só havia bom vinho, e lá seguiu o seu passeio.
Na rua do Açougue lembrou-se dos frades que ali matavam o gado para dar aos pobres, e ficou muito contente por saber que isso já não era necessário e que no lugar, agora, se apanhava peixe e bons mariscos. Penso que por vergonha, ou para não incomodar, não se apeou para provar umas lapinhas.
Ao passar na rua do Pensamento terá pensado nas pessoas estimadas que ali moravam e teve saudades do papagaio que lhe alegrava, quando antigamente por ali passava.
Achou o Covão muito bonito e florido e até disse que até pensava que aquela zona era muito pobre, mas enganou-se e pediu desculpa aos homens que a transportavam. Mandou, então, seguir o andor. Deu a volta num novo palheiro teve o ensejo de descansar um pouquinho, incomodada que estava com os baloiços do andor, apesar de todos os cuidados dos homens que a levavam aos ombros.
Em conversa privada, a Senhora confidenciou que viu muita gente que já não a visita há um ano, que tinha gostado do passeio, da forma como as pessoas se tinham vestido para a acompanhar, dos lindos anjinhos, dos pastorinhos e de uns senhores importantes que iam lá atrás. Foi Lhe dito que eram os senhores da Comissão e Ela agradeceu.
Perguntou-nos quem era aquele menino que Lhe estava a tirar tanta fotografia, e foi-Lhe dito que era o José Carlos, e Ela agradeceu.
Chegada a “casa” foi convidada a visitar o Arraial, as Tasquinhas e o Retiro, mas disse que estava cansada e que não era próprio levar o Menino para estes lugares; mas assegurou que tudo iria fazer para que todos se portassem bem, e gozassem bem a Sua festa.
Dito isto, e quase que já não ouvia o hino, entrou em casa e foi descansar, não sem que tenha garantido que para o próximo ano, no mesmo dia, gostaria de voltar a dar aquele passeio.
E todos disseram que estava muito bem, e que ia ser feita a Sua vontade.
Bem hajas, Senhora da Ajuda
Fiquei maravilhado!
Adorei ver (nas fotos) o empenho dos moradores na decoração das ruas da localidade.
Parabéns aos habitantes dos Fenais da Ajuda pelo trabalho e dedicação que tiveram na realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Ajuda.
Vocês são simplesmente únicos!
Tal como refere o prof. Sá Couto, que tive o privilégio de conhecer:
Bem hajas,Nossa Senhora da Ajuda.
Obrigadiximo JC...obrigado mesmoadorei ver as fotos, enkanto imigrante k sou...pude matar as saudades dos Fenais da Ajuda...pena nao ter fots nenhumas na Rua da Soca....mas agradeco imenso...esta é a unica maneira k tenho de ir vebdo os fenais da ajuda,,,
Mais uma vex obrigado,
SF
Já conhecia este Blogo, algum tempo gostei muito. Seu actor deve ser especialista neste tipo de inventos. Os meus parabéns.
P.S.se fosse possível, como se faz a foto do cabeçalho rolar.
vb
Caro Virafoto,
Consulta o site abaixo. Tem excelentes dicas para blogs
Templates para novo blogger
Então? É simples: é Vira...foto
Eheheh
Obrigado JC, logo vi que és do Norte, sempre prestáveis, cuidado com o Srº. Sá Couto, ele e o nosso Regedor da Casa da Mosca, são especialistas em inundações, não vaia o "Diabo" tecêlas.
Um abraço aos dois.
Ó Virafoto...porque não aprendes com a qualidade dos vídeos do Zé Carlos e viras a VIRAVÍDEO?
Eheheheheh
Porque é que achas que eu ando à expreita! Não é a ver se vence o Zé Carlos! Home essa. Hehehehehe!....
Um abraço aos dois.
Enviar um comentário