• Desfile de Reis - Fenais da Ajuda
  • Semana Cultural 2008 - Peça de Teatro
  • Cantar às Estrelas - 2009
  • Desfile de Reis - Ribeira Funda
  • Semana Cultural 2008 - Rave
  • Jardim da Ribeira Funda
  • IV Mostra de Doces de Chá
  • Semana Cultural 2009 - Dia 5 de Agosto
  • Semana Cultural 2009 - Dia 6 de Agosto - Oceanus
  • Semana Cultural 2009 - Dia 7 de Agosto - Caribean
  • Semana Cultural 2009 - Dia 8 de Agosto - Rave
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Prova Moto4 e Kartcross
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Diversão Crianças
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Sardinhada
  • Semana Cultural 2009 - Dia 9 de Agosto - Concurso de Karaoke
  • Festa de N.ª Sra. da Ajuda - Dia 17 de Agosto - Dia do Porto

sábado, 18 de abril de 2009

"Quem não deve não teme"... lá diz o povo


Caros Bloggers e população em geral dos Fenais da Ajuda

É com enorme tristeza que escrevo este post. Pois nunca pensei que esta situação fosse chegar ao ponto que chegou. Falo por mim e por um grupo de pessoas que ao tentarem fazer-se sócios de uma Instituição, até à presente data não obtiveram resposta.

Até hoje levei este assunto na brincadeira, pois pensei que, mais dia, menos dia, de entre as nove pessoas que compõem os Órgãos da referida Instituição, houvesse algum com o bom senso de chamar à atenção para quem de direito para a aceitação destas pessoas.

Disseram-me aqui neste blog que era preciso fazer uma reunião! De seguida fizeram uma reunião e vêm com a desculpa esfarrapada que a mesma não foi para debater este assunto, mas sim a vergonha que foi a festa do Projecto Remar.

Para um fiasco daqueles antes não tivessem feito a reunião.

Quem ficou mal nesta fotografia? Para mim foi os Fenais da Ajuda. Com que imagem ficaram as entidades que estiveram cá desta freguesia? Passarem por um salão com palco e espaço para se fazer uma grande festa e dirigirem-se a um cubículo cheio e onde mal se podia respirar.
Como habitante desta freguesia fico indignado com situações como estas.

Nesta situação toda só concordo com uma coisa, foi a atitude de alguns membros dos órgãos da Casa do Povo, confrontados com a ideia de fazerem esta festa no salão grande, se recusaram, em virtude da pretensão da Junta de Freguesia para que a festa de natal das crianças das escolas e catequeses fosse realizada no salão ter sido negada e não terem sido ouvidos na devida altura para tal decisão.

Agora peço a estes mesmos membros que, tomem também a mesma atitude para que esta situação se resolva já. Pois isto já passa os limites do tolerável.

Fui acusado aqui de não fazer nada pela minha freguesia, de não organizar um grupo folclórico, etc, etc…

Quem deverá promover estas actividades? Um simples cidadão ou uma Instituição que tem como objectivo principal o desenvolvimento de acções de cariz sociocultural? Para que se acabem com todas as dúvidas abaixo público os Estatutos da Casa do Povo dos Fenais da Ajuda. Como poderão ver, eu não invento leis, nem costumo falar sem me informar primeiro.

Estes Estatutos foram aprovados em 13-08-1984 e até à presente data não foram modificados. Assim, tudo o que está escrito é para ser cumprido.

“Quem não deve não teme”, já diz o povo. Se estão preocupados com o facto de alguém estar a tentar tirar-vos o pelouro, não vão por aí, só quero ser sócio e usufruir dos meus direitos e cumprir com os deveres perante a Instituição e contribuir de forma activa para o desenvolvimento da minha freguesia.

Estatutos da Casa do Povo – clique aqui

42 comentários:

Bernaldo disse...

lol....
Bem dito José....
Essa gente tem muito a esconder, ou então não quer ser incomodada.
Já fui sócio da casa do povo, e não foi preciso nada disso....
O que aconteceu entretanto?
Mudaram os estatutos????
Não me parece....
As reuniões têm sido organizadas devidamente, e com o conhecimento de todo o corpo associativo?
Não me parece...
Tem havido uma procura constante da direcção em elevar a auto-estima dos habitantes da freguesia no que se refere à dinamização de actividades culturais???
Não me parece...
Tem havido um bom entendimento com outras instituições/órgãos existentes na freguesia?
Não me parece...
Tem havido uma total indiferença e indiscriminação a serviços prestados pela instituição, ou pelo menos uma tentativa de abranger uma maioria das faixas etárias activas da freguesia?
Não me parece...
O acesso aos cargos de direcção tem sido observado de forma democrática, sem constrangimentos a A, B ou C, sem propaganda e manipulação de uma população, dependente em grande parte dos serviços sociais sediados nas mesmas instalações, que POR ACASO, tem uma funcionária que é a presidente da instituição???
Não me parece.....

A mim só me parece é que a actual direcção já teve a oportunidade de mostrar aquilo que vale, agora acho que também têm o dever moral de facilitar outras iniciativas que se prendam com o intuito de procurar um outro dinamismo (à muitos anos perdido ainda a casa precisava de obras) a uma instituição que, apesar das suas limitações, pode contribuir para fazer aumentar a auto-estima dos Veracruzenses.
O que acontece em vez disso?

Pelo que percebi (não vi nenhum documento oficial), existem subsídios para o clube desportivo que não estão a ser aproveitados,

Os acessos às zonas de recreio continuam "empatados" por uma minoria de crianças, que por este meio, serve de justificação para que não hajam outras utilizações das instalações;

As eleições, se é que se podem chamar de eleições, decorreram envoltas em grande mistério, com ninguém a perceber quem faz o quê no meio de tantas funções atribuídas, mas muito poucas desempenhadas com rigor, sem calendarização nem objectivos estabelecidos para os anos correntes nem mandatos.

A falta de apoio a um movimento (Projecto REMAR), que supostamente poderia ser sido evitada a necessidade da intervenção urgente no campo social com que os Fenais da Ajuda são vistos; além de estar a corrigir assimetrias que poderiam estar atenuadas se não houvesse um total passivismo nas ofertas de cariz cultural.

E mais....

que a seu tempo, se nada entretanto for observado por própria iniciativa, pelo menos não terei terei três dedos a apontar-me enquanto aponto com um, e prometo que junto-me à lista de espera dos tão "desejados" sócios....
para pelo menos não me ficar pelas palavras e tentar passar à acção....

Aí, se calhar a mossa ainda vai ser maior...

Entretanto, em jeito de cultura geral, certamente alguns dos assíduos leitores deste blogue poderão saber as respostas a algumas perguntas que acho que não são do conhecimento geral...

1º Quando foi que ocorreu pela última vez a utilização do salão para outra actividade sem ser a que está em uso?

2º Com que antecedência MÍNIMA, devem ser colocados anúncios de qualquer reunião ou informação relacionada com o corpo associativo?

3º Quando são as próximas eleições para a presidência, e QUANDO foram as últimas....

P.S. Se calhar algumas respostas estarão nos estatutos, mas como ainda não senti a necessidade de os ler, assim como possivelmente 95% da freguesia, acho pertinente destacar estas informações....

Desde já agradeço as respostas e o tempo dispensado para a leitura deste meu pequeno abrir de boca...

Abram a vossa também e tentemos fazer muito. (Sim, porque antes de agir, tem de haver raciocínio, que só consegue ser eficaz em proporção a quantas mais informações tivermos sobre o assunto)


Bem haja...

Anónimo disse...

Realmente é inadmissível como é que ainda não foram aceites para sócios da Casa do Povo.
Do que é que estão à espera?
De uma manifestação do povo. Com os órgãos de comunicação social e com reclamações na Segurança Social. Acho que não é preciso chegar a esse ponto.
Como diz o JC e o nosso povo Quem não deve não teme.
Pois existe comentários no presente Blog do tipo “ este Blog é uma vergonha para a freguesia”.
Caro povo, quando se resolver os problemas existentes, acaba se as vergonhas, este Blog fica outro e assim a promover a nossa terra.

Este é um bom meio para ler as diferentes opiniões e reclamações.

Unknown disse...

O mais interessante é que nas próximas eleições para a Junta de Freguesia a maioria destas "cabecinhas pensadoras" aparecerão todas sorridentes num panfleto de um partido que se diz "socialista" para tentarem ficar à frente do destino desta freguesia... Tenham dó... Não é com estas atitudes que vão ganhar a confiança do povo.

Anónimo disse...

e voces o que fizeram pela freguesia nesse 4 anos? se estao de dentes abretos voces tambem estao,vosses e so nas eleiçoes dahhhhhhhh.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Anónimo das 14:07
Tu deves ter uma inteligência fora do sério. Ainda não sabes que a nossa câmara é do partido que é?
Ainda não sabes que o nosso vereador não grama nada essa terra.
Tens muita coisa para saber.
Eu tinha vergonha de aparecer num panfleto do PS… Mas ainda estou para ver quem vai sair nele.

Enquanto não houver uma manifestação em frente da câmara as coisas não mudem e o desenvolvimento para a nossa terra é pouco.
Minha gente, ACORDEM… Senão lutarmos é que não temos nada.

P.S: A junta que organize uma manifestação. Eu sei que vai ser difícil juntar gente, porque há pessoas que depois vinguem se.

Como a anterior candidata do PS à Junta nos Fenais da Ajuda. Disse que da próxima vez se ganhasse ia a se vingar. E não me vem dizer que é mentira.

Justiceiro disse...

Tanto falam.....
Quem ladra não morde....
Também um velho ditado!!!
Que garantia tens que estes são os estatutos da Casa do Povo?
Pensava que ias meter aqui a festa dos romeiros ou não tiraste fotografias?

Anónimo disse...

Pois Justiceiro mas a gente não sabe a razão pela qual o JC não foi ou não pude ir? Acho que cada um é que sabe das suas disponibilidades.
Mudando de assunto … Nós como somos livres aqui no Blog de dar a nossa opinião ou criticar o que está mal, aproveito para dizer que não concordo nada com festas dos romeiros. Essa é a minha opinião.
Mas afinal vão de romeiros por penitência ou vão para isso…
Daqui a dias para ir de romeiro vai ser preciso tirar um curso nas Capelas…

Anónimo disse...

anónimo das 13:15, já reparei que tu só sabes falar mal.
Podes-me dizer qual o mal pelo convivo (e não festa).
Ninguem os percebe se fazem falem mal se não fazem falam mal na mesma o que querem afinal, já sei! criticar é o vocês fazem de melhor.
Em vez de criticarem poruqe não se metem á frente das coisas e resolvam.
Para falar mal ninguem precisa de vocês.

Com os melhores cumprimentos

Unknown disse...

Caro Justiceiro,

Vê só como estás tão bem informado, que nem os Estatutos da Casa do Povo reconheces...

Já que há desconfiança sobre a originalidade dos Estatutos, oportunamente irei digitalizar a cópia que tenho e colocá-la aqui à disposição dos bloggers.

Cumprimentos

Justiceiro disse...

JC se leres bem vês que não foi essa a pergunta, mas devias arranjar uns estatutos para o pessoal da limpeza, porque na antiga junta tem lá cerralhas ja ha dois meses, é mesmo ao lado da casa do presidente.

Cmps

Anónimo disse...

Justiceiro , eu sou o anónimo das 13:15
1º Eu só disse o que não concordo e não falei mal. Mas vocês são as únicas pessoas que tudo o que actual Junta faz, vocês são os primeiros a falar mal…

2º Aqui digo te quer fosse a Junta a organizar como qualquer outra pessoa, criticava na mesma…
3º Continuo a achar que vão de romeiros por penitência … Eu não acho aquilo correcto, é a minha opinião como tens a tua de achar que está correcto.
Eu tiro parte aqui no Blog pelo que acho que está mais correcto, porque se houver uma coisa que não concordo aqui digo, critico, reclamo…
Seja quem for …
P.S: Quem é que não gosta de convívios!? Quase toda a gente, mas fazem comemorando outras coisas… Fizessem o convívio para a freguesia…

Justiceiro disse...

Caro anónimo das 10:06, sobre o teu comentário anterior não fui eu que falei mas sim outro anónimo. Também critico a festa, uma vez que a romaria é como disseste.

CMPS

Anónimo disse...

ohhhhhhhhhhh.... justiceiro falas,falas mas nao dizes nada de concreto dizes e contradizes.
agora sobre as serralhas nao tem tarelo.mas sim a questao dos soçios da casa do povo e grave. nao desvies as atencoes,,,

Bernaldo disse...

Boas caros bloguers...
Não desviando as atenções, alguém sabe dar resposta a alguma das questões que levantei???
Quando é a próxima reunião dos sócios da casa de povo?
Quando é a data de eleições para os corpos gerentes????

Obrigado desde já a quem souber dizer algo de concreto do assunto em questão....

Justiceiro disse...

Anónimo das 18.18, falo falo e não digo nada! quando perguntou ninguem responde?? a questão dos sócios é grave até parece que não existe outras situações graves na freguesia!!! abre os olhos.

Anónimo disse...

ja da nervos vi aqui e so ver cometarios sobre a casa do povo,fogo que diabo uerem fazer na casa do povo se nem sao sociais para as pessoas da freguesia,desculpa jc a muitas coisas aqui k te apoio masessa de queres ser socio ja da uns nervinhos pois se tens esse interreso todo vais la e falas com o responsavel por isso nao e dahhhh

Anónimo disse...

JC kem ficou mal na fotografia no jornal de ontem??? os Fenais!! pk?..........

Bernaldo disse...

QUAL JORNAL?
Gostaria de saber mais pormenores sff....
Obrigado

Anónimo disse...

O JORNAL AÇORIANO ORIENTAL COM UM DOS MAIORES TRAFICATES DE DROGA DA ILHA ERA O TITULO

Anónimo disse...

Pois eu também vi o jornal...

Agora quem tem culpa é o próprio arguido...

Bernaldo disse...

Eu não consegui ver o jornal....
não dá para saber quem é o artista????

Anónimo disse...

é o Sr. Mauricio...

Anónimo disse...

eu n sei pk vao falar das outras pessao aqui isto e tudo com eles.existe coisas piores na freguesia. e o que sai no jornal n e so nos fenasi k acontece mas sim em todo o lado.todos terao o seu natal.ninguem ficara a traz...

Anónimo disse...

ola...
kal e o mal dos romeiros fazerem um convivio.n tem nada de mal axo k fica mt bem.tou aqui para apoiar e ajudar sempre no k for preciso aos romeiros.e quem falou mal que faça o mesmo...
txau...

Bernaldo disse...

Então José???
Já tens fumo branco, ou achas melhor chamar a RTP-A, tal como um utente de uma casa do povo da ilha terceira fez, ao expor a situação para toda a comunidade açoriana ficar a saber as "linhas com que se cozem" algumas instituições culturais da nossa terra....?????
Por acaso foi o mesmo dia em que houve a comemoração do aniversário do projecto Remar. Parecia mesmo que o coordenador de informação do telejornal fazia ideia do que se tinha passado nos Fenais.....

Não deixem morrer a fogueira.....

Quem não deve, não teme....

Anónimo disse...

Anónimo das 21:02
Para teres a falar de que apoias tudo o que for para os romeiros é porque deves ser um grnde religioso.

Daqui a dias as pessoas vão de romeiros para se divertir, para as festas dos romeiros... onde é que se já se viu isso.
Por Amor de Deus ... Os Romeiros de antigamente não faziam nada disso, mas podia - mos dizer que sim aqueles iam por penitência.
Por favor... Eu também sei que existe coisas piores na freguesia, então em vez de se preocuparem com os convivios dos Romeiros talvez fizessem algo para a melhoria desses tal problemas...

Justiceiro disse...

Caro Bernaldo, acho melhor chamares a RTP A no dia 30 e 31 de Maio, porque assim apanhas a festa do Espirito Santo. Também devias chamar para filmar outra coisas, por exemplo os funcionários públicos a levaram material para casa, como cimento, areia, etc. Assim é que vamos longe.

CMPRS

Bernaldo disse...

Acho que já houveram reportagens por menos motivos....
Quanto aos funcionários públicos, porque não chamas tu, a rtp Justiceiro....
Assim não consegues fazer jus ao teu nome...

O tema da conversa é a casa do povo, agora se queres levar para outros lado, sempre podes criar um blogue, destinado aos teus interesses, e asseguro-te que comentários meus não te iriam faltar....
Espero que aceites o desafio.....

Justiceiro disse...

O blogue ja ta criado... Pena é so falar enquanto devia-se arranjar um grande espelho.

Bernaldo disse...

Peço desculpa a minha ignorância, mas não percebo as tuas metáforas... Por que não deixas de rodeios e apontas factos concretos???
Se calhar os outros bloguers poderiam constatar o mesmo que dizes... (ou não...)

Cumprimentos....

Justiceiro disse...

Mais ainda!! Já pedi explicação para uma coisa várias vezes e ninguem respondeu, dizem que estou a desviar atenções.

Bernaldo disse...

Como disse, tenho algumas limitações....
Qual é a pergunta que tanto queres ver respondida????

Justiceiro disse...

o futebol !!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

queres te por na casa de povo como fazes na jumta ate parece que tu e que es o presidente espera sentado por podes te cansar.quanto a lista do ps tem cara de aparecer.isto tudo e falta do que fazer e dores decotovelo e com isto so fazes com que a junta crie inimigos.tichau

Bernaldo disse...

à quantos anos não há eleições para a casa do povo?

Anónimo disse...

caro bernaldo caso não sabas as ultimas eleiço~es foram em 2008

Anónimo disse...

Jose nao precisas de eliminar os comentarios, foi a 4 anos as eleiçoes.

Bernaldo disse...

Olha que eu tenho o meu nome na instituição e não soube de nada....

É normal?????

Unknown disse...

Caro anónimo
Eliminei porque te portaste mal...
Não desqualificar os demais bloggers. Sempre que acontecer os comentários serão eliminados

Cumprimentos

Anónimo disse...

pois mas é a imagem dele.

Bernaldo disse...

Gostaria que procurassem nesta relação de transferências correntes da CMRG, alguma em que os Fenais da Ajuda são beneficiados como os vários elementos ao mesmo nível do concelho...

Neste documento também está a transferência para a casa do Povo em 2005

750 Euros ????
Quando há instituições semelhantes (porto Formoso) a receberem 8000 Euros...

O que é preciso ????



http://www.cm-ribeiragrande.pt/FileControl\Anexos\30_PC2005.pdf


Cumprimentos



Online agora

Número de visitas